Rei do Futebol: relembre grandes momentos do Pelé

Pelé: relembre os grandes momentos do Rei do Futebol

No 3º dia que antecedia o ano de 2023, O Rei do Futebol nos deixava e levava consigo a monarquia do futebol brasileiro.

O ídolo do futebol mundial colecionava momentos que marcaram gerações e que nos deixarão com saudades. De fato, Pelé dava um show de bola sempre que entrava em campo.

Nós do Fala, BOB, assim como todo o povo brasileiro, temos inúmeras lembranças do gênio da bola. Separamos os 5 momentos mais marcantes da sua trajetória para relembrarmos com você.

Quem é o Rei do Futebol?

Edson Arantes do Nascimento era mineiro, nasceu na cidade de Três Corações, em 23 de outubro de 1940. Filho de João Ramos do Nascimento, o popular Dondinho, e de Celeste Arantes do Nascimento.

Aos 3 anos, mudou-se para Bauru. Posteriormente, em 1956, chegou a Santos. A essa altura, já era de conhecimento de todos que o garoto não era um jogador comum.

Um passeio pela impressionante história em campo do Pelé

Ao longo de brilhantes 20 anos de carreira, o mineiro tornou-se o principal nome do futebol nacional e internacional. Mas o craque começou a impressionar cedo.

Surpreendentemente, aos 15 anos, Pelé já chamava a atenção pelo talento com a bola e não demorou para ser revelado pelo Santos Futebol Clube.

O Rei do Futebol participou não só de uma, como de 4 Copas do Mundo, conquistando três delas: a de 1958, 1962 e 1970. Em sua trajetória no gramado, o craque não somou, mas multiplicou números, e ganhou corações.

Pelé nos presenteou com 1375 jogos na carreira, 1283 gols marcados e 37 títulos oficiais.

1 – Fez a seleção virar gigante com apenas 17 anos

Pelé marcou dois gols na final de 1958, com 17 anos, e conquistou o primeiro de seus 3 títulos de campeão da Copa do Mundo.

2 – Melhor atleta do século

O gênio da bola foi eleito o melhor atleta do século, pelo Comitê Olímpico Internacional. Mesmo sem nunca ter disputado uma Olimpíada.

3 – O primeiro título do garoto prodígio

O primeiro título de Pelé foi no Campeonato Infantil de Bauru, em 1952. Na época, com apenas 12 anos de idade.

4 – Querido por todo o mundo

O Brasil talvez provavelmente não tivesse a tradição do futebol que tem hoje aos olhos do mundo, se não fosse pelo Pelé. Já que, em sua primeira Copa do Mundo, em 1958, o craque balançou a rede nos jogos de mata-mata e chamou a atenção.

5 – Grande marco: o milésimo gol

Logo após encostar na rede do Vasco, Pelé beijou a bola em gratidão. E em comemoração ao seu milésimo gol, afirmou:

“Não quero festas para mim. Acreditem que eu acho muito mais importante ajudar as crianças pobres. Vamos pensar no Natal dessa gente toda.”

Pelé, ao marcar o milésimo gol de sua carreira.

O que aprendemos com o Rei do Futebol

Pelé era não só jogador de futebol, mas também a representação do povo brasileiro: alegre e determinado. Nasceu rodeado de amor em um lar simples no sul de Minas Gerais, com um sonho. Desde então, não desistiu. Fez história. E nos deu aula, dentro e fora de campo.

União

Decerto, com ele, aprendemos a importância do trabalho em equipe.

“Sem equipe, dificilmente se ganha.”

Pelé.

Determinação

Ao ouvir seu pai lamentar a derrota da Copa de 1950 no Maracanã, com apenas 10 anos, Pelé faz uma promessa.

“Pai, não chore que eu vou ganhar uma Copa do Mundo para você.”

Pelé diz ao seu pai após a derrota na Copa do Mundo de 1950.

Em seguida, oito anos depois, na frente do mesmo rádio, João Ramos do Nascimento comemorava o título conquistado pelo seu filho.

Orgulho de ser brasileiro

“Para mim, esse título é uma homenagem também ao Brasil. Porque eu sou brasileiro.”

Pelé sobre o Brasil.

Otimismo

Em relato, Pelé conta que entre suas memórias da Copa do Mundo, se recorda do otimismo de Marechal da Vitória, a quem muito respeitava.

“Vamos ganhar. Não quero saber de pensar diferente.”

Marechal da Vitória.

Alegria

Não é à toa que o Rei do Futebol era querido em todos os países. Visto que irradiava carisma e alegria por onde passava.

Eterno camisa 10

O futebol perdeu o maior jogador de todos os tempos, mas a magia da camisa 10 que conhecemos graças a ele permanece conosco para sempre.

O Vai de Bob deixa aqui sua homenagem ao Rei Pelé.